Sobre o Curso
Tipo Oferta: Bolsa de estudo, mais informações: clique aqui

ÁREA
Papel e celulose

CARGA HORÁRIA
160 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Theobaldo De Nigris"
Rua Bresser, 2315 - Mooca | São Paulo CEP: 03162-030

TELEFONE
11 2797-6333

E-MAIL
senaigrafica@sp.senai.br

TURMA(S)
Disponíveis

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Qualificação Profissional de Auxiliar de Preservação de Acervos em Papéis tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à avaliação do estado de conservação de acervos e obras em papel visando implementação de medidas corretivas e ou preventivas de preservação, seguindo procedimentos e normas técnicas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.

Para ter direito a bolsa, a renda per capita deve ser igual ou menor que 1.5 (um e meio) salário mínimo federal.


Turmas disponíveis - Inscrição Online

Tutorial


InícioTérminoPeríodoHorárioBolsas de EstudoVagas
10/09/201917/12/2019de 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira 14:00 às 17:00 Sim20
Observação :

Turmas disponíveis - Inscrição presencial
VAGAS DISPONIVEIS NA ESCOLA NO PERIODO DESCRITO NO CAMPO OBSERVAÇÃO.

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Programação do Curso


CAPACIDADES
Identificar os principais documentos (cartas e códigos) que norteiam a ética nas atividades de conservação e restauro dos bens culturais móveis;
Identificar princípios da conduta ética do preservador, conservador e restaurador;
Identificar a importância da documentação dentro do processo de preservação;
Descrever os critérios utilizados na intervenção;
Correlacionar a postura ética do preservador com a educação patrimonial;
Diferenciar os valores aplicados sobre os bens patrimoniais (estético, artístico e histórico);
Utilizar os equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva;
Aplicar procedimentos preventivos de higiene e segurança ocupacional;
Correlacionar os danos identificados nos acervos com os agentes de degradação;
Identificar os fatores que favorecem o desenvolvimento de fungos e insetos nos acervos;
Correlacionar as características de diferentes substratos com características de preservação;
Correlacionar as características de diferentes tipos de tintas com preservação do substrato;
Identificar fatores de risco para acervos culturais (ambiente);
Identificar as partes (lombada, folha de rosto, capa, etc) e materiais constituintes da obra (revestimentos, guardas e outros);
Classificar o tipo de obra (rara, histórica, contemporâneas, artísticas, etc);
Identificar o estado de conservação da obra;
Higienizar obras em papéis, aplicando princípios éticos e critérios de conservação;
Aplicar métodos de higienização em acervos e obras únicas;
Trabalhar em equipe;
Ter zelo pelos materiais e ferramentas;
Demonstrar capacidade de organização.